Arte em tecidos

Patchwork
Costura Criativa
Design

sábado, 26 de novembro de 2011

Feira de patchwork em Campinas

Estava muito bonita a feira de Patch em Campinas, muitas novidades, lançamentos de tecidos, e estandes super legais, o lugar era muito bonito, porém um pouco escuro para esse tipo de evento. Mas valeu, estava linda!




Aula de patchwork na TV Século 21

Amei o convite para dar uma aula de patchwork no programa Mulher.com, na TV Século 21, com a apresentadora Tatiana, foi muito legal, fiquei muito contente e espero ter contribuído com o aprendizado de muitas pessoas. Gosto muito de ensinar, é muito gratificante ajudar as pessoas através da arte de unir retalhos.

A   apresentação foi ao vivo no dia 22 de novembro, a peça ensinada foi uma bota Natalina diferente, chamo de bota duende, além de decorar serve também como embalagem para presente.


 TÉCNICA: Costura Tradicional

Material:
30cm de tecido  de algodão com estampa natalina
15cm de tecido de algodão listrado
40cm de feltro para o forro, 1 fuxico                                                                                                                                                             
1 botão decorativo
tesoura/linha para costura da cor do tecido
Máquina de costura/agulha de mão
alfinetes, linha de pesponto
Lápis preto 6B para copiar  o risco no tecido
  Essa bota é ótima opção para presentear amigos de todas as idades, você pode também colocar um presente dentro dela.

PASSO-A-PASSO

No tecido natalino risque à lapis duas vezes o molde da base sem o detalhe, corte deixando margem de costura, corte duas vezes também no feltro com o molde inteiro deixando  margem de 1cm.
 No tecido listrado risque duas vezes o detalhe do molde e corte deixando sobras de costura;



Inicie costurando o detalhe listrado na base da bota, frente e costas coloque os direito com direito , alfinete e emende com costura reta.
 Sobreponha frente e costas com o detalhe já emendado e feche as laterais, deixando a borda superior aberta,   após finalizar a costura ,vire para o direito, faça o pesponto  no detalhe e pregue o fuxico com o botão.
 No feltro sobreponha e costure as laterais deixando abertura de 15cm no meio de uma delas.
Faça piques nas curvas antes de desvirar.
 Vista o forro na bota ,direito com direito, costure unindo os dois tecidos  na volta toda, posicionando a alça na lateral.
Para compor a alça, faça uma tira de 4cm x 12cm no mesmo tecido do detalhe;  dobre as duas pontas para o centro da tira e depois ao meio e costure as laterais. Prenda na lateral da aba superior entre a bota e o forro, antes de finalizar a costura da borda.
Corte os excessos de tecidos e acerte os bicos, desvire a peça pela abertura e feche-a com pequenos pontos à mão e passe à ferro para assentar as costuras.
Para um acabamento especial costure um ponto decorativo à máquina em toda borda .

sábado, 5 de novembro de 2011

Capa de máquina de costura




Essas lindas capas de máquinas, são da sala de aula da loja Segredo da arte, um cantinho gostoso que inspira as alunas a aprender e a criar, confeccionadas pelas mãos habilidosas da Andréa e a Tereza,  proprietárias da loja e alunas da professora Edi .