Bolsa de Patchwork
Material : Sugestão de cores e estampas
- Tecido floral ( rosas grandes) recortar 3 flores e colocar papel termocolante
- tecido estampa vintage (história em quadrinhos) cortar um retângulo de 40cm x 32cm
- tecido algodão poá preto ( detalhe ) cortar uma tira de 40cm x 7cm
- tecido de algodão poá vermelho (detalhe e forro) cortar uma tira de 40cm x 12cm
- tecido algodão preto com listras (alças,bolso e costas)cortar um retângulo de 40cm x 47cm
- manta resinada R1( ou outro para encorpar)
- material básico de costura à máquina
Passo a passo da costura e montagem da bolsa- Homenagem ao Dia das Mães
Preparar a frente da bolsa unindo os tecidos, seguindo a ordem como mostra a foto
Cortar o tecido de forro duas vezes essa mesma medida final, e duas vezes também na manta resinada.
Recortar as flores do tecido e fazer aplicação com termocolante na frente da bolsa já quiltada ou presa na manta resinada , aplicar com ponto zig-zag bem fechado, colocar a regulagem da máquina no ponto zero, casear contornando todo o desenho das flores e folhas com linha da cor
Fazer quilt livre ou matelassê no tecido das costas da bolsa junto com a manta
o quilt pode ser feito da maneira que achar melhor, usando o pé de quilt livre criando desenhos ou fazendo costuras retas, seguindo as listras do tecido.
cortar um retângulo duplo de 27cm x 18cm no tecido preto, costurar toda volta, deixando uma abertura para desvirar
virar a peça, passar à ferro, pregar o bolso no tecido de forro vermelho, centralizando 10cm abaixo na boca da bolsa, fazer uma divisória no bolso, pode costurar com pontos decorativos se preferir.
Fechar as laterais do forro, deixando abertura no fundo de 10cm, fazer os cantos com 5cm, de cada lado, deixando o fundo da bolsa mais definido.
fechar as laterais e fundo da bolsa, fazer o fundo tipo caixa de leite, marcar 5cm e passar uma costura reta passando pelo meio, deitar as costuras para o mesmo lado.
resultado do fundo costurado, tipo caixa de leite, dando formato à bolsa
cortar as alças no tecido preto listrado, duas tiras de 60cm x 10cm, e na manta resinada cortar duas tiras de 60cm x 5cm, dobrar as tiras ao meio no sentido do comprimento colocar em cima da manta e costurar nas laterais e desvirar com o auxílio da tesoura ou cabo de pincel, ir empurrando para fora até que saia a ponta do outro lado, puxar desvirando toda a alça, passar à ferro e pespontar as laterais com costura à máquina.
posicionar as alças na frente da bolsa, achar o centro e marcar 7cm para cada lado, pregar uma ponta da alça de cada lado, tomando o cuidado para que a alça não fique torcida , faça uma costura reforçada.
Coloque as alças também nas costas da bolsa repetindo o processo
vista o forro na bolsa, ficando os tecidos lado direito com direito, as alças para dentro, coloque costura com costura nas laterais e una bolsa e forro na volta toda com costura de um pé de máquina.
corte as sobras de manta e tecido se houver
desvire a bolsa puxando o tecido pela abertura, até que saia toda para fora ( nasceu uma linda bolsa,ha,ha,ha..)
feche a abertura do forro com pontos à mão ou à máquina, coloque o forro para dentro da bolsa, passe à ferro , ajeitando bem as bordas
passe uma costura na volta toda da boca da bolsa, prendendo bem o forro.
cuidado ao rebater a costura para não quebrar a agulha da máquina, use linha vermelha na bobina e preta em cima, para ficar bonito o acabamento.
Bolsa finalizada, pronta para presentear ou lucrar, pode copiar e se inspirar à vontade, mas não se esqueça de dar os créditos à criadora da arte Edileny Gomes....bom trabalho!