Arte em tecidos

Patchwork
Costura Criativa
Design

sábado, 26 de novembro de 2011

Feira de patchwork em Campinas

Estava muito bonita a feira de Patch em Campinas, muitas novidades, lançamentos de tecidos, e estandes super legais, o lugar era muito bonito, porém um pouco escuro para esse tipo de evento. Mas valeu, estava linda!




Aula de patchwork na TV Século 21

Amei o convite para dar uma aula de patchwork no programa Mulher.com, na TV Século 21, com a apresentadora Tatiana, foi muito legal, fiquei muito contente e espero ter contribuído com o aprendizado de muitas pessoas. Gosto muito de ensinar, é muito gratificante ajudar as pessoas através da arte de unir retalhos.

A   apresentação foi ao vivo no dia 22 de novembro, a peça ensinada foi uma bota Natalina diferente, chamo de bota duende, além de decorar serve também como embalagem para presente.


 TÉCNICA: Costura Tradicional

Material:
30cm de tecido  de algodão com estampa natalina
15cm de tecido de algodão listrado
40cm de feltro para o forro, 1 fuxico                                                                                                                                                             
1 botão decorativo
tesoura/linha para costura da cor do tecido
Máquina de costura/agulha de mão
alfinetes, linha de pesponto
Lápis preto 6B para copiar  o risco no tecido
  Essa bota é ótima opção para presentear amigos de todas as idades, você pode também colocar um presente dentro dela.

PASSO-A-PASSO

No tecido natalino risque à lapis duas vezes o molde da base sem o detalhe, corte deixando margem de costura, corte duas vezes também no feltro com o molde inteiro deixando  margem de 1cm.
 No tecido listrado risque duas vezes o detalhe do molde e corte deixando sobras de costura;



Inicie costurando o detalhe listrado na base da bota, frente e costas coloque os direito com direito , alfinete e emende com costura reta.
 Sobreponha frente e costas com o detalhe já emendado e feche as laterais, deixando a borda superior aberta,   após finalizar a costura ,vire para o direito, faça o pesponto  no detalhe e pregue o fuxico com o botão.
 No feltro sobreponha e costure as laterais deixando abertura de 15cm no meio de uma delas.
Faça piques nas curvas antes de desvirar.
 Vista o forro na bota ,direito com direito, costure unindo os dois tecidos  na volta toda, posicionando a alça na lateral.
Para compor a alça, faça uma tira de 4cm x 12cm no mesmo tecido do detalhe;  dobre as duas pontas para o centro da tira e depois ao meio e costure as laterais. Prenda na lateral da aba superior entre a bota e o forro, antes de finalizar a costura da borda.
Corte os excessos de tecidos e acerte os bicos, desvire a peça pela abertura e feche-a com pequenos pontos à mão e passe à ferro para assentar as costuras.
Para um acabamento especial costure um ponto decorativo à máquina em toda borda .

sábado, 5 de novembro de 2011

Capa de máquina de costura




Essas lindas capas de máquinas, são da sala de aula da loja Segredo da arte, um cantinho gostoso que inspira as alunas a aprender e a criar, confeccionadas pelas mãos habilidosas da Andréa e a Tereza,  proprietárias da loja e alunas da professora Edi .

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Modelos variados

Gosto muito de criar e busco inspiração nas revistas , sites, amigas, alunas, procuro colocar meu toque pessoal, de uma maneira alegre e com jeitinho brasileiro.


Puxa-saco


Porta Papel Higiênico


Bolsinha com toalha de mão, porta escova de dente e creme dental.

domingo, 30 de outubro de 2011

Trabalhos em Patchwork das alunas

Trabalhos feito pelas alunas do curso de Patchwork  com a professora Edi, na loja  Segredo da Arte.


Manta infantil, feita pela aluna Janice, usando blocos de estrela em PatchNine, e quilt com borboletas.
 Bolsa feita pela aluna Tereza, com atécnica Tree bar unit

Bolsa com a técnica Four Patch, feita pela aluna Gisele.
Bolsa de feira customizada pela aluna Tânia , com a técnica Mashwork e aplicação dupla.

sábado, 29 de outubro de 2011

Como usar a máquina de costura.

Preparação


O modo de enfiar a agulha é mais ou menos igual em todas as máquinas de costura, mas é importante verificar as explicações do manual.
De um modo geral, enfia se o retrós de linha no pino da parte superior da máquina de costura.
Desenrola o fio do carretel ou retrós, fazendo o passar pelas várias combinações, de  acordo com o tipo da máquina, até chegar à  agulha, enfiando no orifício da agulha, que pode ser de lado ou de frente de acordo com o modelo. Na parte inferior encontra-se a caixa da bobina que possui uma carretilha (também conhecida como bobina ou canelinha) que deve estar cheia de linha.
É preciso puxar a linha da bobina para cima, segurando com a mão esquerda a linha que sai da agulha e com a mão direita vira-se a roda até que a agulha desça no furo da chapa e suba, trazendo a linha da carretilha. Puxe os dois fios para trás da agulha e apoie o tecido que vai ser costurado sobre a parte plana da máquina, abaixando o pé calcador  e tendo o cuidado em deixar no lado esquerdo, a  parte maior da costura . Antes de iniciar a costura, segure com a mão livre as duas pontas de linha, sempre para trás da agulha.Vire uma vez a roda com a mão direita, e acione a máquina, mantendo uma velocidade moderada durante toda a costura. Nunca inicie o movimento da máquina sem ter antes apoiado a costura embaixo do pézinho: desta maneira os fios não se embaraçam. Ao parar a máquina, deixe a agulha na posição mais alta (fora do tecido) fazendo a roda girar com a mão direita; levante a alavanca do pézinho e tire o trabalho, puxando para trás, corte os fios com a tesoura, tendo o cuidado de deixar um certo comprimento tanto na parte que fica na máquina como no tecido costurado, isso evitará que a linha escape da agulha a todo momento.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Máquina de costura

 Os vários tipos de máquinas de costura.

A máquina de costura é um elemento de grande utilidade nas artes manuais. Poupa tempo e facilita o trabalho.Na atualidade existem máquinas de costuras com tecnologias avançadíssimas, mas não foi sempre assim,as antigas máquinas de costura não tinham motor,nem mesmo o ponto de zig-zag para arremates. Hoje em dia dispomos de recursos tecnológicos, que permitem bordar, casear pregar botões e arrematar. Atualmente, já existe máquinas que não precisam de pedal para acionar o motor, basta apertar um botão e para cortar a linha apertar outro botão, até enfiar linha na agulha ela fazem sozinhas, porém é preciso valorizar as suas antecessoras, que tanto ajudaram no passado  e inspiraram tantas inovações.












Máquinas de costura antigas    ( imagens da internet) 


Quem já possui máquina de costura talvez ache desnecessário esse artigo, tratando do assunto de modo geral, mas quem não possui, e deseja adquiri-la, gostará  de saber quais são as suas características e as utilidades dos vários tipos de máquinas de costura e poder distinguir, por exemplo, uma máquina de costura comum de uma de sistema automático.
A mais tradicional é a máquina de ponto comum , faz somente pontos retos, podendo também fazer bordados simples, seguindo risco traçado no tecido. Com aplicação de pedais especiais, há possibilidade de execução de acolchoados, rebatimentos e franzidos de tecidos. A máquina de costura de sistema simples, com pedal, pode ser transformada em máquina elétrica com a adaptação de um motor.
As máquinas de costura com sistema automático movimenta da esquerda para a direita e vice-versa fazendo o ponto zig-zag, faz também pontos de acabamentos: arremates, casas, aplicações e bordados simples de ponto cheio.
Há outro tipo de máquina super automático, além do movimento em ziguezague da agulha  esta máquina possui um sistema diferente que permite a execução de pontos especiais, feita por intermédio de discos, que permitem executar franzidos, arabescos e muitos outros pontos decorativos.

Dicas de trabalhos manuais.

Com esse post inicia-se  um precioso canal de pesquisas, no qual você encontrará várias dicas sobre trabalhos manuais de preferencias femininas,dos mais simples aos mais elaborados: costura criativa, bonecas e bichinhos, costura à mão, costura à máquina, patchwork, aplicação, bordados...etc.
Todas as semanas, haverá novos arquivos para você aprender mais e tirar dúvidas.
Você terá a alegria  de descobrir que é capaz de idealizar e criar mil e uma coisas maravilhosas com suas mãos, é um enorme prazer poder compartilhar conhecimentos com você. Um grande abraço da Edileny Gomes.


Costura




Costura- um dos trabalhos manuais mais difundidos na atualidade!

A costura feita à mão é a base de todos os trabalhos feitos com agulhas, além de agradável passa tempo é insubstituível para a execução de certas tarefas, apesar das tecnologias empregadas nas máquinas  de costura nos dias atuais.
Portanto, a costura à mão é uma necessidade para obter bom acabamento em seus trabalhos, além de ser um passatempo que proporciona a satisfação de ter um trabalho feito por suas mãos, pessoalmente, ponto por ponto. Sem falar no valor que se atribui as confecções executadas, ou pelo menos acabadas à mão. Não podemos deixar as máquinas substituir completamente a mão humana e tirar o valor sentimental e cultural do fazer feminino.


Costura feita à mão  (veja mais no link sugerido)     
  

Agulhas (veja mais no link sugerido)
As agulhas devem ser de aço, e retas, de boa qualidade, não devem entortar .As agulhas apresentam variações na grossura e no comprimento. Para cada tipo de trabalho é necessário um tipo de agulha, depende da técnica empregada ou do tecido a ser utilizado.Mas de modo geral a agulha de mão deve ser sempre um pouco mais grossa que a linha usada na costura, para que durante a confecção ela passe com facilidade pelo tecido.


Como Fazer ?
Pontos fundamentais e suas variações

Ponto corrido

O ponto corrido é simples, serve também para franzir e alinhavar.Trabalha-se da direita para a esquerda, enfiando-se a agulha no tecido e retirando-a dois ou três fios adiante.Desejando-se um ponto maior, contam-se mais fios, ou sai com a agulha mais a frente.Se o tecido possibilita o fácil deslizamento da agulha, pode ser feito vários pontos de uma só vez antes de puxar a agulha.

Ponto corrido franzido (ou crespo)

Feita uma carreira de pontos corridos regulares, em linha reta, puxa-se delicadamente a linha: o tecido se encrespa e obtém-se o franzido, também chamado de franzido à mão.

Alinhavo

O alinhavo é uma espécie de ponto corrido: em vez de se fazer pontos regulares, alternam-se pontos curtos e longos, sem a preocupação de ficarem todos iguais.

PONTO ATRÁS

O ponto atrás é executado da direita para a esquerda. Enfia-se a agulha no tecido, fazendo-a sair seis (ou mais) fios adiante, á esquerda. Volta-se três fios (ou mais) introduz-se novamente a agulha, fazendo sair seis pontos adiante do ponto precedente.O aspecto do lado direito será o de um simples ponto corrido: pelo avesso, ao contrário, os pontos ficarão sobrepostos, o que conferirá maior solidez ao ponto, que por esse motivo é muito utilizado na costura.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bonecas e bichinhos

Lindos modelos,para presentear e decorar !






Que fofura esses bichinhos, foram feitos nas aulas de bonecas e bichinhos da professora Edi.
Você  também pode fazer com facilidade,adquirindo os moldes e explicações passa a passo na loja virtual edipatch.

Modelos de Aventais



Pesquisa, criatividade,troca de idéias,dicas sobre materiais e técnicas do patchwork,tudo isso nas aulas de patchwork avançado com a professora Edi.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Que cor usar?

As cores estão muito relacionadas às nossas emoções, as cores tem influência sobre os sentimentos.Por se tratar não de uma propriedade do objeto, mas de um elemento perceptivo, a cor tem uma série de implicações psicológicas e varia de pessoa para pessoa. Saber usar as cores demonstra personalidade.No entanto, é importante refletir sobre o significado de cada cor para tirar o melhor proveito delas.


Vermelho
A cor das paixões  e das emoções mais intensas, o vermelho é, acima de tudo, revigorante. Confere energia e estímulos positivos.Com um tom mais escuro,confere um ar sensual, quente e acolhedor.

Verde
O verde é a cor da fertilidade, da natureza e do crescimento. A sua proximidade com os recursos naturais confere-lhe características poderosas como a renovação e a regeneração. Um calmante natural que ajuda a relaxar e aliviar a exaustão.

Azul
Além de ser a cor da tranquilidade, o azul transmite seriedade e confiabilidade. Com uma mistura de misticismo e devoção, é excelente para a meditação e a busca de inspiração. Suas vibrações frescas relaxam os músculos, acalmam a mente, diminuem a ansiedade e estimulam o sono.

Laranja
Fomenta o otimismo e a confiança, fazendo crer que tudo é possível.Simultaneamente estimulante e relaxante, o laranja pode ser acolhedor durante a noite e ser a inspiração perfeita ao amanhecer. Um toque de laranja é também o ingrediente perfeito para abrir o apetite.

Amarelo
O amarelo gera calor e vida. É o tom mais associado à alegria e tem características muito positivas: anima , encoraja e é extremamente otimista. representa a inteligência e a sabedoria, estimula a atividade mental e a criatividade.

Púrpura
Cor da realeza e da espiritualidade,remete para o mistério e a meditação. Considerada uma cor purificante, é o equilíbrio perfeito entre a inteligência e a compreensão, a sensibilidade e a espiritualidade , o sonho e a realidade.


Branco
É a mistura de todas as cores, mas ganha a sua própria identidade ao assumir contornos de pureza, simplicidade e paz. É extremamente positiva, na medida em que estimula o bem-estar e a imaginação. Declarada a cor do amor divino e da inocência, é muitas vezes considerada perfeita.


Preto
Oposto do branco, o preto define-se por"ausência de cor". Mesmo assim é o expoente máximo da elegância: pode ser educadamente discreto ou poderosamente vistoso.Pode ser sóbrio, mas ninguém lhe tira o charme, o mistério e a curiosidade que o envolvem.


Veja mais: pesquisa realizada por Carla de Bona,que realizou um estudo sobre cor e percepção.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Melhor da Feira

A vitrine nos encanta, e deixa uma vontade de ver todos aqueles patchs maravilhosos novamente. Para matar as saudades, fica aqui uma pequena amostra da feira. Vamos dar uma espiadinha?









Veja mais no flicker.com, inspire-se, crie e faça patchwork com muito prazer e dedicação.

Obras de Arte - Jane Leonetti

Tecidos especiais,cores surpreendentes,modelos artísticos, habilidade no quilte, produção impecável. Assim são as obras de arte de Jane Leonetti.

Talento , dedicação, criatividade! As obras de arte de Jane Leonetti são incríveis.



Detalhes de efeito..... tive  o prazer de passar momentos ao lado de Jane Leonetti enquanto ela " de olhos fechados" fazia com muita habilidade, modelos incríveis de quilt livre, no estande da Janome, pilotando a Super Ferraripoderia ter um modo de pegar um pouco daquela habilidade para mim, talves por osmose ou Bluetooth quem sabe...ha,ha,ha...


Trabalhos de Sucesso

Modernos, clássicos,contemporâneos,tradicionais,estilo livre...tinha de tudo um pouco na exposição da Feira de Patchwork de Limeira.







Feira de Patchwork em Limeira

Inspiração para criar

A feira de patchwork de Limeira estava pura inspiração, vários estandes legais, exposição com lindos trabalhos, aqueles paninhos maravilhosos, muita gente criativa e simpática.Aproveitei a oportunidade de "tietar" ,tirei fotos com pessoas maravilhosas que admiro muito.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Alegria de viver

A cada boneca temos um desafio diferente.E assim nos entregamos a este mundo mágico de linhas e retalhos... com muita alegria de viver, usando a criatividade e o coração para que cada trabalho tenha um toque especial da personalidade de cada uma.Turma do curso de bonecas e bichinhos com a professora Edileny Gomes.