Arte em tecidos

Patchwork
Costura Criativa
Design

sábado, 29 de outubro de 2011

Como usar a máquina de costura.

Preparação


O modo de enfiar a agulha é mais ou menos igual em todas as máquinas de costura, mas é importante verificar as explicações do manual.
De um modo geral, enfia se o retrós de linha no pino da parte superior da máquina de costura.
Desenrola o fio do carretel ou retrós, fazendo o passar pelas várias combinações, de  acordo com o tipo da máquina, até chegar à  agulha, enfiando no orifício da agulha, que pode ser de lado ou de frente de acordo com o modelo. Na parte inferior encontra-se a caixa da bobina que possui uma carretilha (também conhecida como bobina ou canelinha) que deve estar cheia de linha.
É preciso puxar a linha da bobina para cima, segurando com a mão esquerda a linha que sai da agulha e com a mão direita vira-se a roda até que a agulha desça no furo da chapa e suba, trazendo a linha da carretilha. Puxe os dois fios para trás da agulha e apoie o tecido que vai ser costurado sobre a parte plana da máquina, abaixando o pé calcador  e tendo o cuidado em deixar no lado esquerdo, a  parte maior da costura . Antes de iniciar a costura, segure com a mão livre as duas pontas de linha, sempre para trás da agulha.Vire uma vez a roda com a mão direita, e acione a máquina, mantendo uma velocidade moderada durante toda a costura. Nunca inicie o movimento da máquina sem ter antes apoiado a costura embaixo do pézinho: desta maneira os fios não se embaraçam. Ao parar a máquina, deixe a agulha na posição mais alta (fora do tecido) fazendo a roda girar com a mão direita; levante a alavanca do pézinho e tire o trabalho, puxando para trás, corte os fios com a tesoura, tendo o cuidado de deixar um certo comprimento tanto na parte que fica na máquina como no tecido costurado, isso evitará que a linha escape da agulha a todo momento.

Um comentário:

  1. Vim agradecer sua visita e me deparo com este blog lindo.....adoro apliqué,aliás td de artesanato ...sempre me costurei desde os 10 anos.....linda essa sua aula de como usar máquina de costura...
    bjjss
    meu cachixó

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e o seu comentário,um abraço...Edileny Gomes.