Arte em tecidos

Patchwork
Costura Criativa
Design

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dicas de trabalhos manuais.

Com esse post inicia-se  um precioso canal de pesquisas, no qual você encontrará várias dicas sobre trabalhos manuais de preferencias femininas,dos mais simples aos mais elaborados: costura criativa, bonecas e bichinhos, costura à mão, costura à máquina, patchwork, aplicação, bordados...etc.
Todas as semanas, haverá novos arquivos para você aprender mais e tirar dúvidas.
Você terá a alegria  de descobrir que é capaz de idealizar e criar mil e uma coisas maravilhosas com suas mãos, é um enorme prazer poder compartilhar conhecimentos com você. Um grande abraço da Edileny Gomes.


Costura




Costura- um dos trabalhos manuais mais difundidos na atualidade!

A costura feita à mão é a base de todos os trabalhos feitos com agulhas, além de agradável passa tempo é insubstituível para a execução de certas tarefas, apesar das tecnologias empregadas nas máquinas  de costura nos dias atuais.
Portanto, a costura à mão é uma necessidade para obter bom acabamento em seus trabalhos, além de ser um passatempo que proporciona a satisfação de ter um trabalho feito por suas mãos, pessoalmente, ponto por ponto. Sem falar no valor que se atribui as confecções executadas, ou pelo menos acabadas à mão. Não podemos deixar as máquinas substituir completamente a mão humana e tirar o valor sentimental e cultural do fazer feminino.


Costura feita à mão  (veja mais no link sugerido)     
  

Agulhas (veja mais no link sugerido)
As agulhas devem ser de aço, e retas, de boa qualidade, não devem entortar .As agulhas apresentam variações na grossura e no comprimento. Para cada tipo de trabalho é necessário um tipo de agulha, depende da técnica empregada ou do tecido a ser utilizado.Mas de modo geral a agulha de mão deve ser sempre um pouco mais grossa que a linha usada na costura, para que durante a confecção ela passe com facilidade pelo tecido.


Como Fazer ?
Pontos fundamentais e suas variações

Ponto corrido

O ponto corrido é simples, serve também para franzir e alinhavar.Trabalha-se da direita para a esquerda, enfiando-se a agulha no tecido e retirando-a dois ou três fios adiante.Desejando-se um ponto maior, contam-se mais fios, ou sai com a agulha mais a frente.Se o tecido possibilita o fácil deslizamento da agulha, pode ser feito vários pontos de uma só vez antes de puxar a agulha.

Ponto corrido franzido (ou crespo)

Feita uma carreira de pontos corridos regulares, em linha reta, puxa-se delicadamente a linha: o tecido se encrespa e obtém-se o franzido, também chamado de franzido à mão.

Alinhavo

O alinhavo é uma espécie de ponto corrido: em vez de se fazer pontos regulares, alternam-se pontos curtos e longos, sem a preocupação de ficarem todos iguais.

PONTO ATRÁS

O ponto atrás é executado da direita para a esquerda. Enfia-se a agulha no tecido, fazendo-a sair seis (ou mais) fios adiante, á esquerda. Volta-se três fios (ou mais) introduz-se novamente a agulha, fazendo sair seis pontos adiante do ponto precedente.O aspecto do lado direito será o de um simples ponto corrido: pelo avesso, ao contrário, os pontos ficarão sobrepostos, o que conferirá maior solidez ao ponto, que por esse motivo é muito utilizado na costura.

Um comentário:

  1. Olá querida! Passeando pela net, encontrei seu blog...que trabalhos lindos! Obrigada por compartilhar tantas coisas lindas. Já virei fã e seguidora.Quando puder me faça uma visitinha que ficarei muito feliz.Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e o seu comentário,um abraço...Edileny Gomes.